21.10.06

O Tonecas ?

A propósito desta coisa que nem sei qualificar , que é a escolha do maior português , ouvi outro dia o historiador reaccionário pop-demagogo , Hermano Saraiva , contar que uma qualquer criança teria dito ser D. Sebastião da Pedreira o primeiro rei de Portugal.

Segundo este génio da nossa pobre terra , isto deve-se ao facto de , hoje em dia , termos governos que, ao invés de ensinarem a História Nacional ( e ele disse isto mesmo assim , cheio de maiúsculas e com um ar de fardas da MP a desfilar no Jamor ) , dão umas catequeses e o resultado está à vista .

Irritei-me . Os autoritarismos irritam-me . Todos  , E este cromo pertence claramente a um desses modelos políticos autoritários .
Irritei-me , e depois lembrei-me d’As lições do Tonecas , de onde a ( suposta) afirmação do jovem podia ter sido extraída . Ora , esse livrito já era velho quando eu nasci , é uma obra do tempo desse senhor Saraiva , e das suas nefastas catequeses . Porque não ensinavam então melhor ?  Como foi possível existirem Tonecas, apesar da história desse senhor e dos seus amigos ?