10.1.06

No future (sex pistols)

A sociedade ocidental , que se julga individualista , caminha para um neo-feudalismo, que cada vez está mais perto. Com o controle sobre  aquilo que dizemos , fazemos e desejamos . Com a análise de cada tostão que gastamos . Com todos as actividades geradoras de riqueza ou de prazer/desejo a serem revistas até à extorsão . Com a falência das formas democráticas de protecção do indivíduo e da família . Com a necessidade de “participarmos” ($$$) ainda mais na sobrevivência do aparelho de estado. Com a exploração dos nossos sentimentos de culpa pelos erros alheios – sim , que eu não tenho qualquer culpa nas desigualdades sociais do planeta , nem da escassez do petróleo , nem das ditaduras africanas , nem dos tsunamis da Ásia , nem do buraco da segurança social ( afinal , até tenho mais de 25 anos de descontos ...) .
Um destes dias, vamos ver um pequeno país privatizar o seu governo e pouco tempo depois, qualquer outro, ensaiará uns passos no sentido de privatizar o seu território , incluindo os cidadãos . Não é a globalização é o neo-feudalismo .
  
Se pareço pessimista é por andar a ler Houellebecq, mas não só . Ainda hoje, vi no jornal , que um canadiano se revoltou porque a empresa (canadiana) emissora do cartão de crédito que ele usava , decidiu entregar as suas cobranças a uma outra empresa sediada nos US of A . Ele não queria que os “americanos” tivessem acesso à informação das suas despesas e protestou . Em consequência disso cancelaram-lhe o cartão .