21.12.04

Comida de gato - um conto de Natal


(é a prenda de Natal para a Ana Capucho que não tem tempo para blogues)



No centro da mesa ficara a travessa com o bacalhau do costume . Tinham já todos saído para a missa do galo e haviam deixado ali o que sobrara do fiel amigo , gelado , na companhia de algumas batatas e do que sobrara das couves .

- Ainda se me tivessem deitado um pouco de azeite ... mas não , só o deitam no prato , os egoístas .Se fosse bacalhau à Gomes de Sá ou assim , então já podia arrefecer na companhia dos ovos e do azeite , mas aqui entre água , e legumes vou falar de quê?

Uma das metades de batata cozida estava a tentar organizar as ideias desde que percebera que ia ficar na travessa a arrefecer ,aguardando por saber se iria para o lixo ou para a sopa . Não era fácil uma batata pensar , para mais depois de cozida , cortada ao meio e enregelada , no entanto aquelas lamúrias da posta de bacalhau estavam a incomodá-la .
- Se queres falar então fala comigo, pois posso ser uma simples batata, mas ainda não sou puré , esse sim fica mole e não consegue dizer nada .

As couves é que não queriam conversa . Estavam a deixar-se embalar pela música que vinha do pinheiro de natal e já não aspiravam a mais .

A meia batata entretanto conseguira finalmente arrumar as letrinhas de uma frase e toda inchada disse , dirigindo-se ao bacalhau :

Vossa excelência a posta do rabo quer conversar com mentes iluminadas , fale com as velas !

Então até as couves sorriram , só as velas não reagiram pois estavam ainda apagadas e neese estado ficavam meio perdidas para o mundo .

O bacalhau ofendido virou-se e não quis saber mais de conversas .

Quem deu o alarme foi um sonho que tinha rebolado para o chão, quando o miúdo mais novo lá de casa o tentou esconder no bolso, antes de saírem para a missa . O aviso veio de longe, mas quase todos perceberam que o gato se aproximava. Com o seu andar secreto e faro apurado , vinha atacar as sobras .

Parem com isso , que eu não estou para conversas ! Foram as ultimas palavras da posta do rabo que às voltas com o seu amuo não reparara na chegada do felino .

A meia batata , mal refeita do susto causado pelo gato , explicou ao bolo rei que por estar ainda em cima do aparador não tinha percebido nada .

- Tanto tempo à espera da consoada e acabou em comida de gato , ele que apesar de ser uma posta do rabo , tanto sonhara com o aconchego do azeite !


Escrito por João Pedro Diniz aka Chalabi Red.
Xóxia , espero que gostes ! Bom Natal .