30.4.07

Von Sudenfed

Junior Boys

Não me quites pá!


“Deixa-me ser o ombro do teu cão”
Isto foi como o sr. João Bonifácio, que escreve no jornal Público sobre música, traduziu uma frase da canção do Brel, numa entrevista feita a Camané. Não vale a pena bater mais na sua ignorância da língua francesa, pois no Público de domingo já o fizeram. No entanto, o próprio JB, não incluiu qualquer correcção ao erro, no texto que foi publicado no jornal de domingo, relativo ao concerto do Camané, da passada sexta-feira.
Já agora, pergunto: Os cães têm ombros?
Ainda na mesma linha dos disparates nas traduções, registo duas no mesmo programa daquela senhora americana de nome Martha Stewart:
Butternut traduzido por manteiga de noz. Na verdade butternut é uma abóbora e deviam ter percebido isso quando viram as abóboras e nenhuma noz!!!
Parchment paper traduzido por papel pergaminho. Podia estar correcto se o programa fosse sobre textos religiosos medievais, mas como era culinária, tratava-se de papel vegetal. Não percebo como é que alguém acha que se forra uma forma com pergaminho…
Fora dos media, ouvi no café uma senhora repetir insistentemente que tinha várias amigas que havia inscrito as filhas nas freiras cesarianas. Pode ser que existam, mas não me parece.

26.4.07

Há festa no Frágl


O Miguel e eu, somos os DJs e tratamos de parte da música. O karaoke depende de quem quiser cantar (se alguém me vir a andar nessa direcção agarre-me por favor).
Tudo numa de eighties, para continuarmos a comemorar os 25 anos do Frágil. Hoje a partir das 23:30.

Maria João


Está em destaque na FNAC o mais recente disco da Maria João. Ouvi algumas das músicas brasileiras que mais gosto, e penso que a capa do disco é bonita.
O resto odiei.

24.4.07

Lembro-me de não ser livre. De me dizerem quem era o PIDE do liceu antes de saber o que era a PIDE. Lembro-me de ver os escritos denunciando a prisão do Saldanha Sanches. Lembro-me da guerra nas colónias e lembro-me do dia 25 de Abril de 1974. Sempre.


Linton Kwesi Johnson - Sonny's lettah

20.4.07

Cheguei às 19. Fui jantar uns belos jaquinzinhos à Taberna Amorim e, já com nervoso miudinho, fui até ao estádio ver o Belenenses ganhar. Saltei, gritei bati palmas e no fim saí de lá feliz. Agora segue-se o Jamor, para ver o Belém trazer a taça.
Para a frente Belenenses!

19.4.07

Arroz à grega


A censura. Recordar o tempo em que descobri que havia canções proibidas, livros proibidos, pessoas proibidas. Pensar em alguém que tapa a boca aos artistas ( e aos outros), que os impede de falar, de darem a conhecer o que fazem, debaixo de ameaças de agressões, prisão e mesmo morte.
Por acaso, encontrei no You Tube este vídeo do Chico Buarque a cantar o então proibido Cálice. Nesta espectáculo, por via da proibição, a letra resume-se a pouco mais do que a palavra Cálice, com o seu duplo sentido para quem se expressa com sotaque brasileiro.
As declarações finais do Chico são importantes para perceber a situação que então se vivia no Brasil da ditadura militar

Este post é dedicado aos meus filhos lindos que nasceram livres. Assim continuem

Link para a letra

Abd al Malik



A urgência é uma coisa muito urgente. Que tal?
Um gajo senta-se ao computador pela fresca, vê os emails, e entre chatos, assinaturas de jornais e ofertas de fortunas grátis e pilas astronómicas, encontram-se poucas coisas de interesse. Segue-se a inspeção aos blogs e é mais do mesmo. Fotos de flores, conversas á cerca de conversas, tipos como eu a falar sózinhos...
Ás vezes só o myspace nos salva.
É favor acederem aqui e ouvir pelo menos o tema Les Autres - Abd Al Malik. Os francófobos devem abster-se.

****

Fui à FNAC e encontrei lá o disco.

17.4.07

Sou um alienado por livre vontade.
Desta vez nem amores, nem amigos, não quero saber dos cursos seja de quem for, nem dos aeroportos em terro incerto. Não quero saber do jantar no Papas ou noutro CasaNostra qualquer. Nem tu me desvias .
Quinta feira quero que o Belennenses ganhe ao Braga e o resto que se lixe.
Beléééééééééém ao Jamor!

11.4.07

Frases ouvidas por aí - alguém pode traduzir?


Acontece ... amigos meus que ... zás , chutam pra canto!
A partir do momento em que um gajo ... pronto ... tipo ...tás a orientar-te, pronto! Não dá!!!

O quase engenheiro


Há uma campanha do governo para promover o regresso aos estudos daqueles que não os completaram ... estarão a gozar? Se quiserem aproveitar este boneco que eu fiz, estejam à vontade.

10.4.07

1.Os sonhos redondos, doces ou excessivos são a única razão de ser. Sonhar como quem respira.
2.Leio os textos do Nuno que anda pelo sul da américa e tal como escrevi num comentário, até me falta o ar. Um abraço comovido com alguma inveja pelo meio.
3.Entre o cinzento escuro do tejo e o cinzento claro do céu, espero algo de mais notável que uma simples chuvada.
4.Amor e amigos,forever.
5.Tudo o que escrevo ....

Resumo de nada


De volta a esta lisboa que eu amo (será mesmo? ou será a ilha do sal que eu amo ? ou será outro amor, noutra ilha qualquer)vejo tudo à espera de férias, futebol e foda, como sempre. Rezando o terço do almoço, chutando os golos do bagaço e contas pra pagar, dormindo as fodas inventadas, na barriga do pai morto e do rei posto.
Enfim, aqui estou de volta para esta lisboa que eu frequento, no país do costume, onde há engenheiros que se envergonham na falta de documentos, câmaras insolventes que estrebucham na ausência de verba, e apoios a clubes com e sem bingo que teimam em arrebitar a tola para respirar, ou não.
Vou andar por cá sempre que o não puder evitar. Vou andar, sempre que não puder ficar quieto a rir. A olhar.
PS. Se não fôr a Avis no próximo fim de semana vou ao Restelo ver o Belém com o Estrêla da Amadora. Belém , Belém Belém!!!

2.4.07

Vou estar de férias durante a próxima semana. Na próxima segunda feira retoma a actividade. Talvez então já tenham esclarecido este mistério dos mais de 10000 eleitores com 1 século. Não vale a pena zangarem-se com eles, é só ir por esses cemitéros fora, procurar as campas e dar baixa nos cadernos eleitorais.
Um grande obrigado para os Fedorentos e o seu "Espécie de ..." na salazarenta e abençoada emissão do passado domingo. Viva! Viva!

Agora o povo unido quer voltar pró Salazar!