23.3.07

Houellebecq o desbocado


O meu amor tem um jeito manso que é só seu
E que me deixa louca quando me beija a boca
A minha pele toda fica arrepiada
E me beija com calma e fundo
Até minh'alma se sentir beijada

A primeira hora do dia, ocupei-a com a minha filha, pois fui levá-la à escola. Depois, já na fase do café e jornal, dei comigo a remoer a notícia do julgamento do Houellebecq por afirmações (feitas em 2001)consideradas injuriosas pela comunidade islâmica. Segundo a notícia ele terá afirmado que o a religião muçulmana é estúpida. Eu remoía isto, e ao mesmo tempo, cantarolava em background e tipo disco riscado, “O meu amor” do Chico Buarque. A relação entre uma coisa e outra fica para mim.

O Houellebecq não é um escritor simpático, não tem medo do peso das palavras e tem a mania de dizer o que pensa.
“Nunca mostrei a menor consideração pelos muçulmanos mas sempre tive consideração pelo Islão” , é um exemplo de uma dessas frases.
Muitos há que pensam coisas bem piores, mas não o dizem. Ele diz.
A frase é imprópria, por ser generalista e como tal, apanhar a eito, inocentes e culpados (caso existam uns e outros). A frase é imprópria, mas como reprimir tal acto? Claramente que não será seguindo as regras próprias dos países islâmicos, nem será também apenas para acalmar a gritaria nas ruas do Paquistão. Também não se pode perguntar a outros crentes pois a justiça deve ser cega. Então pergunta-se :
Como condenar ?
Para quê condenar ?
À luz de que princípios ?
Eu não acredito em deus algum e como tal não sou contra quem diz mal desta ou daquela entidade divina. Eu, por não acreditar nisso a que chamam deus e pelo qual se mata e morre desde sempre, tenho dificuldade em entender a escaramuça, mas sei que o Vaticano seria capaz de arrancar cabelos e rasgar vestes, em circunstâncias idênticas. As pessoas e as suas ideias merecem todo o respeito e como tal, não posso defender uma afirmação pública como a que fez o Houellebecq, apesar de conseguir discernir várias perspectivas em que essa frase faz sentido. As pessoas que se sentirem atingidas pela frase têm todo o direito de vir a tribunal pedir castigo e compensação se for o caso, mas isso tem de ser decidido em tribunal.

Quem é que pode retirar ao escritor o direito de afirmar que o Islão é uma religião estúpida? E como ?

O Houellebecq é racista, que é uma das coisas mais estúpidas que se pode ser. Mas eu gosto dos romances dele e gosto da maneira como escreve. A pouca consideração pela humanidade é base da sua personalidade e a forma da sua escrita atrai-me. Às vezes acerta outras vezes não, mas faz-me mais falta do que qualquer ser divino a ditar em silêncio leis absurdas por interpostas pessoas.