23.3.05

Olhó cartão de identificação único...


Nunca o Orwell pensou , ou melhor , eu nunca pensei que o Big Brother ( o do 1984 claro ) chegaria com roupagens democráticas e não como instrumento de um ditador qualquer . O estado aumenta a sua capacidade para nos controlar por forma a garantir a democracia ocidental …

Na verdade vão-nos escapando entre os dedos algumas liberdades básicas com justificações variadas , assim :
Cedemos parte da nossa liberdade quando vamos a um jogo de futebol ou a um concerto de rock , onde em nome da segurança colectiva nos tratam como criminosos e não como presumíveis inocentes , e impedem-nos de levar uma garrafinha de sumol ou um chapéu de chuva . Parece que é para garantir a segurança colectiva . Ainda nos algemam um dia destes para nos impedir de andar ao soco .

Perdemos a liberdade quando nos fotografam à entrada dos EUA , e guardam a nossa identificação sabe-se lá para quê , ou quando repõem as fronteiras que tinham sido exterminadas anos antes . Parece que é para protegerem a população de ataques terroristas , mas protegem ?

Agora os governantes em geral andam todos eriçados com a ideia de prolongar o numero de anos de trabalho e o número de horas semanal , mas se nos reformarmos mais tarde os nosso filhos vão começar a trabalhar aos 30 ? Amenizam os pagamentos de reformas , mas gastam essa poupança em subsídios de desemprego … agora reparo numa coisa , na empresa onde trabalho não me parece que tenha sobrado alguém com mais de 60 anos . Serei eu uma das primeiras carcaças dos novos tempos ou vão aparecer subterfúgios para contornar esta lei e lixar-nos ainda mais ?

Em breve virá o cartão de identificação único , prometido pelos socialistas . para nos pouparem à maçada de termos um numero de BI , outro fiscal , outro da Segurança social . Que amigos eles são … ou será que é apenas para contornar a velha questão de se poder ou não cruzar os dados existentes nas várias bases de dados que as instituições estatais usam . Assim em vez de terem de perguntar : quem é este 12345678 que nos deve 20 euros da taxa sobre quecas fora de horas , podem logo dizer : olha o cabrão do João Pedro não pagou a taxa , liga aí pró gajo a dizer que lhe vamos descontar isto no próximo ordenado ….

A liberdade está a passar por aqui . mas vai de saída